Sexta-feira, Outubro 24, 2025

Air Icon --°C
Weather Icon Loading...
Clock Icon --:--

Música Gnawa do Marrocos: Origens, Instrumentos e Festivais

gnawa music festival

Durante suas viagens ao Marrocos, particularmente à animada cidade de Marrakesh, você pode ter ouvido um som que parecia antigo, mas vivo — a batida persistente combinada com vozes cantando profundamente e o ritmo afiado de palmas metálicas. Este som não é outro senão a música Gnawa. Mas é mais do que simplesmente música; é uma tradição espiritual e cultural que narra a jornada através da história, sofrimento, cura e celebração.

Vamos aprender sobre a origem da música tradicional Gnawa. Veja o que há de tão especial nos instrumentos musicais de Gnawa. Além disso, como o magnífico festival de música Gnawa ilumina as ruas de Marrakesh.

Esta é sua chance de conhecer uma das tradições mais poderosas do Marrocos, seja você um amante da música, um viajante ávido ou apenas curioso.Leia também: Festival Internacional de Cinema de Marrakesh

O que é Música Gnawa?

Gnawa or Música de transe marroquina: é um tipo de música muito tradicional no contexto marroquino, combinando espirituais africanos, orações islâmicas e os ritmos folclóricos marroquinos do ndar e desenvolver, onde os tambores aparecem e se destacam. Além desses instrumentos, possui a arte extática da dança e da performance teatral.

Mas culturalmente e espiritualmente, as origens desta música constituem uma história completamente diferente. As pessoas tocam a música e dançam para ajudar a lembrar sua linhagem. Contém sua verdadeira história, as lutas de seus descendentes da África Ocidental, presentes de um espírito corajoso, até mesmo alegria.

Eles cantam histórias de escravidão e liberdade. A Gmúsica nawa de Marrakesh revive a luta pela admiração de e por Deus, e o valor da força e independência. O estilo Marrakesh de Gwana canta, até hoje, poemas que juntam todos esses sentimentos pesados.

As Origens da Música Gnawa

Gnawa é conhecido por ser descendente de africanos escravizados, que formam as raízes da música Gnawa. Acredita-se que foram trazidos para o Marrocos por rotas transsaarianas. Esses homens e mulheres foram retirados de lugares como Mali, Sudão e Gana. Eles trazem consigo sua música e espiritualidade, bem como rituais. Suas vidas, sendo bastante uma luta, garantiram que tivessem uma conexão com suas raízes.

Eles começaram gradualmente a misturar suas tradições africanas com o espírito local marroquino e islâmico. A fusão deu origem a uma nova prática de espiritualidade que incorporava música, dança, oração e cura. Assim cresceu o próprio conceito de Música Gnawa Marrocos.

Originalmente, essas eram realizadas em círculos fechados durante cerimônias religiosas chamadas lila — eventos noturnos para curar o corpo e a alma. Traços dessas mesmas tradições ainda existem nas atuais apresentações de Gnawa, mas a música ultrapassa em muito seu contexto comunitário original.

Instrumentos de Música Gnawa

O som dessa música é muito único. É forte, rítmico e carregado de emoção. Este som ganha vida por uma participação especial de instrumentos musicais de Gnawas. Vamos explorar os principais instrumentos usados nas apresentações de Gnawa.

1. Guembri (ou Sintir)

Este é o coração da música de transe marroquina. É um instrumento baixo de três cordas feito de madeira, pele de camelo e intestino de cabra. Parece um mix entre um violão e um tambor. O guembri produz sons profundos e terrosos que dão à música sua alma. Normalmente é tocado pelo músico principal, chamado Maâlem.

guembri ou sintir

2. Qraqeb (ou Krakebs)

São grandes castanholas de metal batidas que clicam o que parece ser a sonoridade das correntes usadas durante a escravidão como lembranças do passado. Elas formam a espinha dorsal do ritmo de palmas do jazz/blues espiritual da África do Norte.

qraqeb ou krakebs

3. Tbel (ou Tambor)

Um grande tambor de duas cabeças, tocado com bastões ou mãos, dá energia extra à apresentação e ritmo ao todo das apresentações, especialmente em grandes cerimônias e festivais.

Esses instrumentos se juntam para criar um som incrível e impressionante, induzindo ao transe que desperta e ativa o corpo, bem como o espírito. Eles não são meramente instrumentos musicais: Significam história, identidade e força.

tbel ou tambor

Música Gnawa em Marrakesh

Marrakesh é uma das melhores cidades para ouvir e sentir o poder dos ritmos/cânticos enraizados na África Subsaariana de Marrakesh, nas ruas da medina, onde peças de rua e pequenos grupos se apresentam logo fora de lojas e cafés. Mas os locais sabem que a experiência está nos eventos e noites quando a música preenche os programas: você pode sentar e desfrutar de uma apresentação completa.

Em tais eventos, vemos artistas em vestes coloridas dançando com muita energia e cantando canções. Muitas das canções incluem orações em louvor e histórias de liberdade, amor e cura. Compreenda a língua ou não, sempre se sentirá a emoção por trás disso.

Os Marrakshis têm muito orgulho de seu patrimônio Gnawa. O interesse de turistas e músicos de todo o mundo ajudou a desenvolver este patrimônio, ao mesmo tempo respeitando suas perspectivas históricas.

O Festival de Música Gnawa

Participar do festival de música ritual Gnawa é uma das maneiras mais emocionantes de vivenciar plenamente esta tradição. O Festival Gnawa em Marrakesh é um destaque cultural anual no calendário do Marrocos.

Esse festival abrange praticamente todos os palcos da cidade com apresentações de artistas de todo o Marrocos, África e até Europa e Estados Unidos. Espere ouvir apresentações inovadoras de Gnawa com bandas de fusão e artistas internacionais incorporando jazz, blues e rock e ritmos inspirados pelo som Gnawa.

O festival geralmente dura vários dias e inclui:

  • Concertos gratuitos em praças públicas
  • Palestras culturais e oficinas
  • Mercados de arte e artesanato
  • Cerimônias de cura e shows de dança

Este evento não apenas celebra música, mas história, espírito e reúne comunidades por meio da mensagem principal — a de paz, unidade e respeito pela tradição.

Leia também: Música berbere no Marrocos

Por que você Deve Ouvir a Música Gnawa?

Assim, se você planeja visitar o Marrocos ou apenas explorar este belo país de casa, reserve alguns minutos para ouvir a paisagem sonora espiritual do Marrocos. Esta melodia Gnawa cheia de alma abre os ouvidos e o coração.

E vale muito a pena descobrir porque:

  • Narra uma história extremamente profunda de sobrevivência e cura
  • Combina cultura, fé e história em um só som
  • É simultaneamente calmante e energizante
  • Liga você intimamente a uma área do Marrocos raramente visitada por turistas

Com mais e mais artistas globais colaborando com músicos Gnawa, essa tradição está de fato alcançando novos ouvidos ao redor do mundo. Mas no coração, permanece uma forma sagrada e pessoal de expressão para o povo marroquino.

Considerações Finais

Gnawa não é meramente uma evidência da cultura marroquina, mas uma memória contínua da identidade africana, um veículo para a cura espiritual e uma afirmação da capacidade humana. Suas notas continuarão a ressoar em corações em todos os lugares, desde os lugares ocultos em Marrakesh até a principal plataforma do festival de música Gnawa.

Se você tiver a oportunidade de vivenciar a experiência ao vivo em Marrakesh, faça isso. Escute o guembri enquanto bate palmas com o qraqeb. Deixe o ritmo levá-lo em uma jornada — um testemunho de um povo transformando dor em força.

Explore. Ouça. Sinta. Essa é a essência da experiência da música Gnawa no Marrocos.

Perguntas Frequentes

A música Gnawa é apenas para cerimônias religiosas?

Os rituais de cura que antes eram chamados de lila estavam no centro das cerimônias. Hoje, embora sagrada para muitos, a cerimônia tornou-se um pouco de um concerto público ou festival, e muitos compartilham seu amor pela música e cultura Gnawa com seus companheiros e culturas por um apelo excepcional cultural e musicalmente.

Qual é o principal objetivo de uma cerimônia lila ?

Uma lila é uma cerimônia espiritual noturna focada no manuseio e transe. A música, as danças e as letras visam conectar as pessoas presentes com seus espíritos ancestrais para purificação e bem-estar.

Posso dançar ao som da música Gnawa?

Absolutamente! A música Gnawa tende a ser muito rítmica e propícia ao movimento. Embora a dança seja uma tradição antiga da cerimônia, quando as pessoas têm a chance de simplesmente sentir o ritmo em seus corpos, todos devem ser encorajados a se mexer e dançar ao som dos ritmos pulsantes.

Onde posso vivenciar música Gnawa autêntica no Marrocos?

Além do festival anual em Marrakesh, pode-se observar música de rua sendo tocada em praças da cidade como Djemaa el-Fna ou concertos organizados para fins culturais e atividades tradicionais de lila em Essaouira ou Marrakesh.

Como a música Gnawa influenciou outros gêneros musicais?

Gnawa é em todo o mundo um ritmo inigualável e uma espiritualidade elevada que captura inúmeros artistas! É bastante comum que músicos Gnawa colaborem com artistas de jazz, blues, rock e eletrônicos, criando fusões coloridas de sons antigos e estilo contemporâneo.

Share.

Editors Picks
In Spotlight

Nikki Beach Marrakech é um dos destinos mais luxuosos e emocionantes de Marrocos. Localizado em um cenário perfeito, o hotel oferece um gostinho de tudo — um clube de praia de luxo, hotel tranquilo, boa música e comida deliciosa. É um refúgio para um dia de lazer, um fim de

Marrocos tem uma rica cultura e uma arquitetura requintada. Embora tenha muitas tradições que ainda estão vivas. Uma delas é a experiência do hammam no Marrocos. É uma que se destaca. Uma visita a um hammam tradicional em Marrakech pode lhe oferecer uma oportunidade única para relaxar e rejuvenescer. Você

A maioria dos viajantes para Marrakech terá belas imagens em suas cabeças de souks multicoloridos, medinas antigas e uma atmosfera rica em especiarias. Mas esta pequena joia luxuosa vive no coração da cidade, agora toda dedicada à alta gastronomia e ao elegante estilo marroquino, Nobu Marrakech. Este destino oferece mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *